ANTONINA RECEBE O EXPRESSIONISMO FANTÁSTICO E SIMBÓLICO DE CLÁUDIO KAMBE

O artista matonense Cláudio Kambe expõe obras que não cedem aos modismos e tendências da arte atual e nos leva numa viagem imaginária e turbulenta ao âmago do ser humano

A Prefeitura Municipal de Antonina através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura convida a todos para a exposição “Pinturas”, do artista Cláudio Kambe. Nesta mostra Kambe apresenta obras de sua recente produção, mesclando com trabalhos de fases anteriores, oportunizando aos espectadores um panorama de sua ampla produção.

Maria Cecília Noronha, em “Arte no Paraná”, registra que Kambe “consegue grandes espaços monocromáticos, criando zonas de contrastes que muito contribuem para aumentar a dramaticidade conferida aos seus perturbadores personagens.” Nas obras mais recentes o artista apresenta um conjunto de imagens onde a preocupação com o seu momento histórico, embora não tenha desaparecido, cede lugar a um expressionismo fantástico e simbólico que afeta a consciência do espectador e provoca reflexão.

“Soltando sua fantasia endiabrada suas personagens são sadicamente representadas como marionetes do sistema. Um bafo do inferno paira na estupidez das caras de palhaço ou nas hediondas representações da ameaça à ecologia e à sobrevivência do ser humano”, comenta a historiadora e crítica de arte, Adalice Maria de Araújo.

ARTISTA – Cláudio Kambe (1950), natural de Matão, cidade do interior do Estado de São Paulo, mudou-se, quando adolescente, para o norte do Paraná, e foi em Cambé, que descobriu na arte sua razão de vida; o que explica ter incorporado o nome da cidade como seu próprio cognome. Kambe já foi ilustrador do Jornal Panorama, do Diário do Paraná e da Folha de São Paulo. Já ilustrou diversas capas de livros e publicações; e, tem exposto regularmente suas pinturas, desenhos, gravuras e ilustrações, em espaços da Fundação Cultural de Curitiba, Centro Cultural São Paulo, Museu Guido Viaro, Caixa Cultural, Museu Oscar Niemeyer, entre outros.

SERVIÇO:
 Exposição Pinturas, do artista visual Cláudio Kambe
Sala de Exposições do Arquivo Histórico Municipal de Antonina                                                             Rua Heitor Soares Gomes, 30 – Antonina – PR
Mais informações: 41 3978-1027
VISITAÇÃO:
De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A exposição permanecerá aberta para visitação até 30.11.2017.

FOTOS INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO (QUINTA, DIA 19.10)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *