Com seis medalhas de ouro conquistadas em seis etapas, Kauan Fonseca tornou-se um dos maiores pontuadores do Campeonato de Jiu Jitsu. No domingo 29 de outubro foi consagrado Campeão Estadual Geral 2017 por mais um ano.
Kauan, que tem um talento nato para o esporte e ainda muito jovem, treina desde o início com seu pai, o Professor Celso Fonseca a quem, em sua rede social, tece agradecimentos juntamente com sua mãe e diversas outras pessoas e entidades que o apoiam demonstrando postura digna de um grande campeão.

Parabéns Kauan Fonseca, Professor Celso Fonseca e Equipe!
Os antoninenses estão muito orgulhosos de vocês!

O artista matonense Cláudio Kambe expõe obras que não cedem aos modismos e tendências da arte atual e nos leva numa viagem imaginária e turbulenta ao âmago do ser humano

A Prefeitura Municipal de Antonina através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura convida a todos para a exposição “Pinturas”, do artista Cláudio Kambe. Nesta mostra Kambe apresenta obras de sua recente produção, mesclando com trabalhos de fases anteriores, oportunizando aos espectadores um panorama de sua ampla produção.

Maria Cecília Noronha, em “Arte no Paraná”, registra que Kambe “consegue grandes espaços monocromáticos, criando zonas de contrastes que muito contribuem para aumentar a dramaticidade conferida aos seus perturbadores personagens.” Nas obras mais recentes o artista apresenta um conjunto de imagens onde a preocupação com o seu momento histórico, embora não tenha desaparecido, cede lugar a um expressionismo fantástico e simbólico que afeta a consciência do espectador e provoca reflexão.

“Soltando sua fantasia endiabrada suas personagens são sadicamente representadas como marionetes do sistema. Um bafo do inferno paira na estupidez das caras de palhaço ou nas hediondas representações da ameaça à ecologia e à sobrevivência do ser humano”, comenta a historiadora e crítica de arte, Adalice Maria de Araújo.

ARTISTA – Cláudio Kambe (1950), natural de Matão, cidade do interior do Estado de São Paulo, mudou-se, quando adolescente, para o norte do Paraná, e foi em Cambé, que descobriu na arte sua razão de vida; o que explica ter incorporado o nome da cidade como seu próprio cognome. Kambe já foi ilustrador do Jornal Panorama, do Diário do Paraná e da Folha de São Paulo. Já ilustrou diversas capas de livros e publicações; e, tem exposto regularmente suas pinturas, desenhos, gravuras e ilustrações, em espaços da Fundação Cultural de Curitiba, Centro Cultural São Paulo, Museu Guido Viaro, Caixa Cultural, Museu Oscar Niemeyer, entre outros.

SERVIÇO:
 Exposição Pinturas, do artista visual Cláudio Kambe
Sala de Exposições do Arquivo Histórico Municipal de Antonina                                                             Rua Heitor Soares Gomes, 30 – Antonina – PR
Mais informações: 41 3978-1027
VISITAÇÃO:
De segunda à sexta, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A exposição permanecerá aberta para visitação até 30.11.2017.

FOTOS INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO (QUINTA, DIA 19.10)

Com grande presença de participantes, e na grande maioria de mulheres, foi realizado o 1º CHÁ DO LENÇO – como uma das programações do “Outubro Rosa” – no salão de eventos da Primeira Igreja Batista de Antonina, a PIBA. O Encontro foi carregado de fortes emoções, com depoimento de mulheres que passaram ou estão passando por processos de recuperação do câncer.

Na oportunidade, contou-se também com a presença de nosso prefeito José Paulo Azim – e de sua esposa Ingrid – que reafirmou seu compromisso com a Saúde de nosso Município, destacando a eficiência de campanhas de prevenção como esta, pois, como disse: “ – “Prevenir é um ato de amor.. com você e com todos que te amam. “

A Prefeitura de Antonina, agradece aos organizadores desse prestigiado evento, nas pessoas da Pra. Terezinha Meirelles que disponibilizou o local e mobilizou Equipe e logística para oferecer um saboroso chá aos participantes.  Das Secretarias de Saúde e Assistência Social na organização do Outubro Rosa em Antonina, nesse e em outros eventos já acontecidos durante o mês, como também aos demais Colaboradores(as)  que deram o seu melhor para que tudo estivesse como esperado.  Parabéns a todos!

 

Na tarde de ontem deram entrada no hospital de Antonina crianças com suspeita de intoxicação alimentar após ingestão de risoto doado por um evento religioso que ocorreu no último domingo.
O Secretário de Saúde, Odileno Garcia Toledo, imediatamente acionou a Vigilância Sanitária que notificou a primeira regional que esteve na Escola Maria Rosa onde foi servido o alimento, procedeu as primeiras averiguações, conversou com a diretora e está tomando as devidas providências
Diante disso, o Prefeito Zé Paulo determinou que todos os esforços possíveis fossem empreendidos no atendimento às crianças e assistência as famílias. Foi ampliada a equipe de saúde com reforço na quantidade de enfermeiros e de mais um médico que está dedicado exclusivamente ao atendimento e acompanhamento das crianças.
Todas as crianças foram internadas no hospital público municipal de Antonina. Algumas já receberam alta e as demais permanecem no hospital onde ficarão até amanhã após completar o período de observação e tratamento. Todas estão bem.
“Estamos aguardando o resultado das amostras que a vigilância colheu para saber o que realmente ocasionou o incidente. Estamos neste momento acolhendo e dando atendimento as famílias e as crianças” disse a Secretária de Educação Dilza Ferrari de Carvalho.

Alertar, conscientizar, prevenir e estimular a qualidade de vida. Foi com este objetivo que foi realizada a  Caminhada Noturna  na última terça feira, dia 10. Com excelente participação da população, a Caminhada Outubro Rosa conquistou a Cidade!  Foram muitos que seguiram o percurso de quase 5 Km, saindo da Avenida Carlos Gomes da Costa, seguindo sentido o bairro Jardim Maria Luiza, e depois contornando o Centro Histórico até o local de chegada,  no Theatro Municipal.

Promovido pela Prefeitura de Antonina, com coordenação e organização das Secretarias de Assistência Social e a de Saúde, o evento reuniu mais de 300 participantes – entre colaboradores, parceiros e população em geral – para uma noite repleta de alegria e descontração.

Por meio do Outubro Rosa, a campanha visa conscientizar e orientar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – que pode ser feito com auxílio do autoexame e por meio da mamografia.

Ao final da caminhada foram sorteados muitos brindes entre os participantes, doados pelos comerciantes de nossa Cidade.

 

Na última segunda-feira o Prefeito Zé Paulo esteve no Palácio Iguaçu com o Governador Beto Richa , o Chefe da Casa Civil Valdir Luiz Rossoni e o Deputado Estadual Alexandre Curi, para assinatura de convênio para a Operação Verão 2017/2018.

Os recursos repassados pelo Governo do Estados aos Municípios do Litoral contemplam a contratação de caminhão de lixo, varredores e roçadores, contribuindo com a limpeza urbana. Recursos também serão destinados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde através do qual serão contratados profissionais da área de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos que ajudarão no atendimento do hospital de Antonina. Haverá também um incremento do atendimento na área de segurança com o deslocamento de efetivos para a polícia civil polícia militar.

(Fotos: Eliseu Trancoso)

Nessa segunda (dia 02.10) iniciou-se o curso de AUXILIAR ADMINISTRATIVO realizado pelo SENAI PARANAGUÁ em conjunto com a Prefeitura Municipal (Secretaria de Indústria e Comércio) e COPESCARTE.  Este curso visa proporcionar desenvolvimento profissional a jovens a partir dos 15 anos de idade,  para inclusão qualificada no mercado de trabalho.  O curso tem a carga horária de 4 horas diárias em 40 dias e, ao final deste,  os alunos farão jus ao Certificado de Conclusão do Curso, importante para a sua vida curricular.

Conforme o Prefeito Zé Paulo, tais projetos educacionais de suporte à profissionalização terão apoio irrestrito em sua gestão. A intenção da Prefeitura e apoiadores,  visa estabelecer um aprimoramento e qualificação de nossos jovens cidadãos, que amanhã poderão desempenhar papeis relevantes na iniciativa privada ou na própria gestão pública.