Com ótimo número de participantes e boa organização, transcorreu de forma perfeita a primeira caminhada sobre trilhos, em Antonina.  Esta caminhada além de atrair  atletas de plantão, também trouxe visitantes de outras cidades e famílias inteiras, curiosas para conhecer uma parte de nossa cidade, até então desconhecida por muitos.  Foram 10 Km (ida e volta) de muita alegria e emoção, passando por matas, córregos e rios. Os moradores do entorno dos trilhos apareciam curiosos e felizes com a presença da tropa da Saúde, liderada pela professora Patricia Takassaki, pelo empresário Enzo Fortunatto, bombeiro Renato Júnior e demais integrantes do Movimento Viva + Antonina.  O auge da caminhada foi o encontro com a “Ponte de Ferro do Rio São João”, uma magnífica estrutura de ferro, alta, imponente, ainda bem conservada, apesar da falta de manutenção e desuso.

(Fotos: Eliseu Jujuba)


No último dia 16.09 (sábado) a Defesa Civil de Antonina esteve no bairro da Caixa D’água realizando levantamento de informações e cadastramento das famílias residentes para realização de “simulado”.

O simulado é um treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros e coordenado pela Defesa Civil. Nele os moradores cadastrados (com o livre arbítrio para adesão, ou não) recebem orientações e simulam ações, para o caso de eventos como os de enchentes e deslizamentos de encostas.

Com uma equipe de 12 pessoas foram visitadas 61 casas dentre as quais somente 5 não aceitaram participar da ação. A equipe da Defesa Civil retornará ao bairro e a outros considerados áreas de risco, para dar prosseguimento as visitas.

Em Antonina, a equipe da Vigilância de Saúde está em constante alerta em relação ao combate à proliferação de agentes regionais causadores de doenças, como o mosquito Aedes Egipt que transmite DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA, além de identificar possíveis outros casos, como Malária por exemplo.  Fato este já ocorrido em nossa cidade que,  nesse caso, era um viajante do Estado do MT que estava em Antonina hospitalizado e, diante de um diagnóstico mais preciso, mobilizou a equipe de Vigilância em Saúde para identificação do tipo de doença e prevenção à cidade.

Armadilhas para caça de mosquitos espalhadas pela cidade e em lugares estratégicos.

A Vigilância também está atenta a demais viroses, como: HANTAVIROSE (mais comum em zonas rurais, pois provem de ratos da mata), a RAIVA (cães, gatos, morcegos, macacos, até cavalos e gado), DOENÇA DE CHAGAS (vinda do Bicho Barbeiro), LEPTOSPIROSE (ratos contaminados, de córregos e valetas), além de acidentes com contatos de LAGARTAS E MARIPOSAS. Enfim, a Vigilância em Saúde controla por meio de ações de campo, pesquisas laboratoriais, formulários, tecnologia de informação, tudo o que pode acontecer (e o que acontece) na área de saúde em Antonina. Uma equipe em permanente alerta o ano todo, 24 horas por dia!

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Em Antonina, a sede da Vigilância em Saúde, está localizada à Rua Isidoro Costa Pinto, 370 – Centro

Telefone: 41 3432-1323 

E-mail: vigilanciasanitaria@antonina.pr.gov.br

A 4 KM do centro de Antonina, a Ponta da Pita é uma formação rochosa que avança à Baia, oferecendo vista deslumbrante e panorâmica no seu entorno: Prainha ao lado, fundo da baía de Antonina, porto “Ponta do Félix” e baía de Paranaguá.

O nome Ponta da Pita se refere a uma grande planta abundante na região, com folhas longas e duras, que se afinam para o alto, em forma de espinho em sua extremidade.  Daí “ponta da Pita”

É um local muito apreciado por banhistas, pescadores, canoístas, caiaqueiros. velejadores, e quem quiser aproveitar para um belo piquenique com amigos e família.

Com vários restaurantes e petiscarias, que funcionam também à noite, sendo algumas com música ao vivo –  oferece ao visitante uma variedade em gastronomia, entre elas o Barreado, Frutos do Mar e carnes grelhadas.  Também conta com sorveterias e muitos sabores para se deliciar.

O movimento do lugar se acentua com a chegada do verão, mas concorre muito com os feriadões e eventos na cidade ao ano todo, que estão a cada ano mais frequentes. Vale a pena conhecer!

Antonina está a 14 Km de Morretes, 44 Km de Paranaguá e 84 Km de Curitiba.  O acesso de Curitiba pode ser pela BR 277, passando por Morretes. Ou pela Estrada da Graciosa, passando direto em frente, na bifurcação São João/Morretes.

 

Resultado de imagem para biometria

A Justiça Eleitoral convoca a todos os eleitores para o recadastramento biométrico.
No Município de Antonina a Justiça Eleitoral procederá a revisão biométrica de todos os eleitores do Município entre os dias 11 de setembro a 1 de dezembro de 2017.
Segundo o TRE o objetivo da campanha de cadastramento biométrico é viabilizar a utilização da identificação por Biometria nas Eleições de 2018.
O TRE informa que o Cadastramento Biométrico é obrigatório, sem ele, o título Eleitoral será cancelado e sofrer todas os desdobramentos legais decorrentes da falta do título de eleitor.
O Prefeito Zé Paulo esteve no lançamento da campanha pela biometria e acompanhou de perto as suas necessidades. A expectativa é que em média 400 pessoas por dia façam a biometria e com isso evitem o cancelamento de seu Título de Eleitor.
Para que o objetivo seja alcançado, visando auxiliar o cadastramento biométrico dos eleitores e atender tanto as necessidades do TRE quanto as da população a Prefeitura Municipal de Antonina disponibilizou 32 Estagiários, 1 Eletricista, 1 Auxiliar Serviços Gerais, 1 Motorista, além de veículos e mobiliário.

Para maiores informações acesse: http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/biometria/biometria-no-parana

A Prefeitura Municipal de Antonina, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde deu início hoje (dia 12) ao Mutirão de Consultas e Cirurgias Oftalmológicas e seguirá até 14.09.2017 (quinta).As consultas e procedimentos são gratuitos e estão sendo realizados no Hospital Dr. Silvio Bitencourt Linhares. Nesta que é a primeira fase desta ação as consultas são destinadas aos pacientes com 60 anos ou mais.

Diversos interessados já haviam feito previamente suas inscrições para participar das consultas entretanto TODOS AQUELES QUE ESTÃO DENTRO DA FAIXA ETÁRIA da primeira fase PODEM FAZER SEU CADASTRAMENTO NA HORA e realizar a consulta, bastando para isso comparecer ao Hospital Municipal de Antonina munidos do cartão do SUS e documento de Identidade.

Maiores informações podem ser obtidas pelo número (41) 3432-1235 ou pelo WhatsApp 98534-0849

 

Aconteceu nesta última quinta-feira (dia 31) a inauguração da 1ª Amostra de Arte Rústica do artista José Carlos de Souza.

A exposição permanecerá até dia 30 de Setembro e conta com várias obras de sua criação, especialmente elaboradas com material de reciclagem, como ferro e madeira. O artista possui técnicas diferenciadas de inserção de gravuras e imagens que embelezam o trabalho de forma ímpar.  Vale a pena conferir!  Ali na Rua Heitor Soares Gomes, 50, Centro. Em frente à Caixa Econômica Federal.

Na oportunidade marcou também a despedida, por aposentaria, da funcionária da Prefeitura, ADLÉIA PADILHA NETTO SENA MAIA lotada na Secretaria de Turismo e Cultura e responsável, até então, pelo Arquivo Histórico Municipal de Antonina.  Com muito trabalho e dedicação durante os 14 anos como funcionária de carreira, organizou documentações, jornais, fotos que contam a história de nossa cidade.  Estes arquivos hoje estão organizados e acondicionados em área climatizada, e disponíveis para pesquisa e consulta.

A Prefeitura Municipal de Antonina, por sua Secretaria de Comunicação e também pela Secretaria de Turismo e Cultura, deseja a nossa querida Adléia auspícios de muita felicidade na merecida aposentadoria.  Sucesso!

S